Dicas de um aluno que sobreviveu ao primeiro semestre no Insper

Atenção bixos do Insper que estão indo para o primeiro semestre! Nosso amigo Vinicius Machado, que acabou de terminar o primeiro semestre, deu uma entrevista para a gente contando detalhadamente como funciona esse período no Insper. Peguem suas canetas e comecem as anotações…

Quais as matérias mais difíceis e as mais fáceis, e por quê?

No primeiro semestre o aluno faz cinco matérias: Cálculo I, Microeconomia, Pensamento Crítico e Ético (PCE), Sistemas da Informação e Fundamentos da Administração (FDA). A ordem de dificuldade pode variar para cada aluno, mas as mais difíceis são: Cálculo, Microeconomia e Sistemas da Informação.

Cálculo I é uma disciplina que pode gerar dificuldades para quem não é muito bom em matemática, visto que a matéria fornece bastante conteúdo e exige uma boa base do ensino médio. Ainda bem que as aulas e monitorias são muito boas, ajudando muito em dúvidas particulares. As provas são de nível médio a difícil, mas, caso esteja em dia com as listas (nas quais o nível 1 serve apenas para introduzir o conteúdo, e os níveis 2 e 3 apresentam os exercícios do nível da prova), você se sairá bem.

Microeconomia é uma matéria exigente. A grande dificuldade da maioria dos alunos nessa disciplina é que as aulas e o livro base, o Mankiw, focam muito na teoria enquanto as provas exigem uma matemática avançada. A monitoria ajuda bastante, principalmente antes das provas.

Sistemas da Informação é a matéria que mais reprova no primeiro semestre. Dá para dividir a matéria em duas partes: o começo (que vai até um pouco antes da PI), que é bem tranquilo, onde só tem Access e Excel, vendo fórmulas e essas coisas. A segunda parte é mais difícil, onde começa VBA. As partes mais complicadas são os trabalhos, principalmente os primeiros, já que são baseados nas visitas de estatística. A parte mais importante é ter um grupo de três a quatro pessoas que participem nos trabalhos.

PCE é uma matéria tranquila, onde as aulas são leves, mas com bastante conteúdo. Prestar atenção nas aulas e anotar a matéria passada na lousa ajuda. Para estudar para as provas, ler os textos ajuda bastante.

FDA também é uma matéria tranquila, com muito conteúdo para se “decorar”. As provas também são tranquilas, basta apenas revisar o conteúdo das aulas pelos slides liberados pelos professores. É importante estar atento porque várias atividades compõem as notas, não apenas as provas. A parte mais difícil são os trabalhos, já que os grupos são sorteados e tem bastante coisa para fazer, além de metade da nota do trabalho ser da apresentação.

Quais dicas você daria sobre as matérias?

O primeiro semestre é difícil na questão de adaptação e já mostra matérias difíceis em conteúdo. A grande dificuldade é ajustar a rotina para estar em dia com as disciplinas.

Em Microeconomia, o melhor é fazer as listas (já que valem nota) e provas de anos anteriores, assim você terá uma boa ideia do conteúdo da prova. Fiquem atentos que as provas dos anos anteriores são uma referência para estudar. O grau de dificuldade pode variar de um ano para o outro. A aula solidária ajudou bastante para a PF.

Para estudar Cálculo, é muito importante fazer as listas, difícil é mantê-las em dia. Em caso de maior dificuldade, a monitoria ajuda muito. O atendimento também é muito útil, já que os professores de Cálculo I são muito atenciosos.

Para estudar Sistemas da Informação não tem segredo, você precisa fazer os exercícios do livro. É importante na hora de fazer os exercícios não olhar a resolução antes de fazê-los, já que os exercícios de cada capítulo são muito parecidos. O início de VBA assusta, mas após estudar alguns capítulos a matéria se torna mais habitual.

Em PCE, ficar em dia com os textos é essencial, já que tem muito conteúdo. Isso e as Aulas Solidárias me ajudaram bastante para as provas.

Em FDA, é muito importante se dedicar aos trabalhos, já que somados valem quase metade da nota do semestre. Para as provas, olhar os slides e revisar o conteúdo.

Esperamos que essas ótimas dicas do Vinicius tenham ajudado você, bixo, saber o que esperar do primeiro semestre. A Estudar com Você parabeniza a todos vocês por essa conquista e desejamos a todos um ótimo início de ano. Continuem ligados nos próximos posts.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: