Dicas Para se Dar Bem na Faculdade

como se dar bem na facul

Para vocês que estão começando a faculdade agora esse post vai ser de extrema importância, então não parem de ler. O nervosismo ao ingressar na faculdade é inevitável. Sempre rolam aquelas dúvidas: “Será que vou conseguir fazer novos amigos?” “Será que vou conseguir conciliar as provas com as festas?”. Nesse post vamos dar cinco dicas para você, calouro, arrasar na melhor época da sua vida.

Dica número um: Participe dos Eventos.

Obviamente na faculdade alguns eventos não vão ser interessantes para você, mas com certeza vão ter muitos que irão te ajudar não só profissionalmente, mas como pessoa. Aproveite ao máximo tudo o que a faculdade oferece, no futuro, todo esse conhecimento extra que você tiver adquirido vai ser de suma importância, até porque, ninguém quer ser apenas “mais um” na faculdade. Outro ponto que não deixa de ser importante é que na hora de se formar, quase todas as faculdades pedem um mínimo de horas complementares, e provavelmente muitos desses eventos e atividades que a faculdade oferece vão te ajudar a completar suas horas para poder se formar sem dor de cabeça e correria.

Dica número dois: Faça amigos (incluindo os professores).

A faculdade é para ser a melhor época da sua vida, porém sem amigos, a chance disso acontecer vai ser bem pequena. A melhor hora de fazer amigos é logo na primeira semana, onde todos os alunos estão no mesmo barco, todos querendo achar sua turma. Não seja tímido, todas as pessoas estão na mesma situação que você, puxe um assunto e deixa rolar, não faça nada forçado. Fique amigo dos professores. Novamente, não faça nada forçado, mas sempre trate o professor com muito respeito e seja simpático, porque nunca sabemos quando vamos precisar daquele famoso meio pontinho.

Dica número três: Frequente as aulas.

Parece uma dica óbvia, porém, não é. Junto com a faculdade vem uma liberdade muito maior do que quando você ainda estava na escola, e a tentação de matar aula se torna muito maior. Já vi várias pessoas perderem o semestre em algumas matérias devido ao número excessivo de faltas. Além do problema das faltas, se você começar a matar muitas aulas vai ficar perdido na matéria,  perdendo informações importantes que futuramente possam cair na prova. Deixe para faltar quando realmente for necessário.

Dica número quatro: Não estude de última hora.

 Não há melhor sensação no mundo do que estar chegando a semana de provas e você já estar com as listas de Física 1, Cálculo 1 ou Microeconomia prontas, ou o resumo de Sociologia feito. Se você deixar para estudar de última hora, além de não aprender a matéria direito, a chance de ir bem na prova só vai diminuir. Se organize com antecedência e comece a estudar pelo menos uma semana antes das provas.  Uma dica de estudo são os sites de ensino, como a Estudar com Você (www.estudar.com.vc).  Muitas vezes você não vai entender o que o seu professor está ensinando ou não vai gostar do método de ensino dele. Tudo bem, isso é normal, os sites de aulas online para faculdade existem para sanar essas dúvidas e te ajudar a conseguir um melhor desempenho.

Dica número cinco: Equilibre seu tempo.

Faculdade não é só estudo, você tem que ter seu tempo para relaxar e sair com os amigos. Como dito anteriormente, a faculdade é para ser a melhor época da sua vida e obviamente se você ficar estudando o dia inteiro isso não vai acontecer. Organize seu tempo para conseguir estudar, ir aos eventos, sair e descansar. Tudo em equilíbrio e harmonia faz bem!

Espero que vocês tenham gostados das dicas para se dar bem na faculdade e fiquem ligados nos próximos posts da Estudar com Você.

           

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: